Recordando: Irmão Sol, Irmã Lua, de Franco Zeffirelli

Dia 4 de outubro comemoramos um dos santos mais queridos e famosos do mundo: São Francisco de Assis. A humildade, fraternidade, amor pelos excluídos e para com todos os seres da natureza foram exemplos dados às nós por esse homem nascido na cidade de Assis, Itália entre 1181 e 1182. Sua vida se espelhou nos ensinamentos do próprio Cristo, e por isso, Francisco é chamado de “O Espelho da Perfeição” ou “O Espelho de Cristo”.

O cinema já nos brindou com alguns filmes sobre a vida do santo, mas nenhum é tão famoso quanto Irmão Sol, Irmã Lua (Fratello sole, sorella luna), do diretor Franco Zeffirelli. O filme de 1972 conta a trajetória de Francisco desde a sua vida como um jovem comum de sua época com sonhos de se tornar um cavaleiro, passando pela sua conversão até culminar com o total desprendimento da vida material, começando uma obra que se tornaria exemplo de vida para todos, guiada pelos princípios de Cristo de amor ao próximo, aos excluídos, à todo ser vivo.

O filme é estrelado por Graham Faulkner que interpreta São Francisco e Judi Bowker como Santa Clara de Assis. Alguns anos mais tarde em 1981, podemos ver a atriz na primeira versão de Fúria de Titãs, como a personagem Andrômeda.

Irmão Sol, Irmã Lua conta também com a participação especial de Alec Guinness como o Papa Inocêncio III.

Indicado ao Oscar de Melhor Direção de Arte em 1974, o filme de Zeffirelli traz ainda uma belíssima fotografia e uma trilha sonora comovente. Zeffirelli, em 1977 faria também o mais belo filme sobre a vida de Cristo, Jesus de Nazareth.

irmão sol-irmã lua

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s