“olha a chuva… mas é mentira!” O final das séries

Por Elizabeth Araújo

Eu realmente amo assistir a séries, mas de fato chega um momento que infelizmente, por mais que gostemos delas, elas precisam terminar. Até para evitar que se desgastem. Aproveitando essa época em que as séries regulares entram em hiatus, resolvi comentar sobre algumas das que mais gosto e que encerraram não só as temporadas, mas também a própria série. E algumas outras que deveriam encerrar, mas que insistem em continuar…

Hart of Dixie é um exemplo de série que se encerrou dignamente nessa última temporada. A série se manteve boa até o fim, sem perder nada de seu clima divertido, porque chegada a hora do ultimato não se estendeu desnecessariamente, mudando o foco da narrativa ou mudando o personagem principal. Coisa que muitas séries que fazem sucesso costumam fazer só para não saírem do ar. Às vezes pode até ficar boa, ou até melhor, mas já não é mais a mesma série e os personagens não são mais os que nós queríamos e estávamos acostumados a ver.

image

Revenge conseguiu seu intuito na terceira temporada, quando Ems conseguiu se vingar pela morte do pai. Foi sem dúvida a melhor temporada da série e uma das melhores da temporada 2013-14. A quarta temporada manteve o clima de suspense próprio da história que lembra um pouco as narrativas visuais da década de 80. Mas já a história estava se transformando em outra. Embora mantivesse a ideia original de vingança em cada situação que se apresentava, fazendo jus ao título, a vingança original já se tinha transformado. Era melhor acabar com o que tinha para acabar e dar a série por encerrada. Para não estragar a série ou a sua trama. E foi o que ela fez. Amarrou tudo bonitinho e the end.

image

Por outro lado, algumas vezes, o fim de uma série vem precipitadamente como aconteceu com Forever. A série era perfeita com seu personagem principal mantendo seus gostos de gente antiga no traje, nas preferências. O relacionamento dele com o filho. O seu estranho inimigo. Sua amada esposa e o novo romance que começava a surgir. Tudo muito bem amarrado. E até as histórias de investigação eram interessantes e não cansativas. Havia muito que contar e infelizmente nunca saberemos o  porque de ele nunca morrer.

image

Existem também séries que já deviam encerrar  e permanecem só porque fazem muito sucesso. Já não tem mais história pra contar e acaba se tornando repetitiva. Foi o que aconteceu nesta última temporada em The vampire diaries. Quando comecei a ver (em 2013) achei que até a sétima temporada bastava, mas com a saída da personagem principal faz mais sentido seu término, porque agora já não será mais a história original. Por mais emocionante que tivesse sido o último episódio da sexta temporada, o melhor  a fazer é amarrar o que falta e dar fim a série antes que ela se torne outra série.

image

Pretty little liars sem dúvida é uma das minhas favoritas da atualidade. Mas reconheço que estou constantemente sendo embromada por ela. No início a história é muito envolvente, com seu clima de mistério e aquela música de encerramento triste e tensa ao mesmo tempo, que dá o clima de suspense. Descobrir quem é  –A é um dos objetivos da  trama. Quando enfim isto acontece, surge a  perspectiva de ter um A ainda mais forte do que o que apareceu.  Até aí tudo bem. Há toda uma trama por trás desta perseguição às little liars.  Entretanto, com o objetivo de manter no ar uma série muito boa e aclamada, a ideia central se perdeu  inúmeras vezes no meio da narrativa. Quantas vezes descobrimos A para no final não ser exatamente aquilo? E as mortes que não aconteceram? Parece com as chamadas do narrador de dança de quadrilha: “olha a chuva… mas é mentira!”. A temporada 5-A foi muita boa, porque parecia concluir uma época e se preparava para encerrar toda uma trama;  mas como já aconteceu antes, a 5-B deixou a desejar, sem mais nada para acontecer ou esperando o tempo para acontecer alguma coisa… A sexta temporada voltou morna como foi o fim da 5-B e melhorou um pouco. Mas ainda sem muito que dizer. Melhor revelar e resolver o que falta para então finalizar… logo!

Pretty-Little-Liars-at-Chairs

Twitter: @ElizabethArau14;
Instagram: elizabeth_araujo2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s