Where do we go now? “Julie e os Fantasmas” – parte 1

Por Elizabeth Araújo

julie-e-os-fantasmas

A série brasileira Julie e os Fantasmas conta a história de Juliana Spinelli, uma menina compositora que decide participar de um concurso de música da escola. Como não tem coragem de se apresentar conta com ajuda de três fantasmas que liberta sem querer de um disco dos anos 80 quando se muda para uma casa nova, ou melhor, uma casa velha. O grupo acaba formando uma banda um tanto inusitada (os insólitos) já que os fantasmas não podem ser vistos pelos humanos.

É uma dessas séries que dá vontade de ver sempre. Tem um clima muito agradável e os personagens são muito divertidos. A começar pela protagonista da série Julie que tem um jeito bem descontraído de resolver as coisas respondendo com comentários engraçados os problemas apresentados pelo irmão; além de se meter em situações divertidas, contando com a ajuda dos fantasmas para resolvê-las. Não só Julie, mas também os demais personagens apresentam uma naturalidade e um carisma excelentes, com destaque para Félix, um fantasma (isto é, está morto) hipocondríaco e medroso. A banda é formada por Julie e três fantasmas: o Félix, o Martim, charmoso e burrinho e Daniel que está sempre ao lado de Julie ajudando-a no cotidiano escolar embora esteja sempre de mau humor em relação a todas as coisas, exceto tocar guitarra. A banda conta com ajuda do irmão da Julie (Pedrinho) e a melhor amiga dela (Bia), que faz as vezes de produtora da banda. Quem não gosta de Julie é sua colega de classe Talita, e pela música que canta é possível ver bem o que ela pensa de si em relação a Julie. Outros colegas de classe são a inteligente Shizuko, o divertidíssimo Valtinho e Nicolas, por quem Julie é apaixonada e por onde começa toda essa história.

Outra característica interessante em Julie e os Fantasmas são os nomes dados às bandas e músicas aleatórias da série como: melancolia e humilhação, lacônicos e furiosos etc.

Cada episódio apresenta dois momentos: um tema principal voltado para Julie e sua vida escolar e musical, e o outro secundário onde Felix e Martim ajudam o irmão mais novo de Julie em variadas situações.

A série a princípio teria outra conotação um pouco mais forte. Você pode ver o vídeo do piloto original aqui:

Mas foi adaptada para atender ao público infantil. Sem perder no entanto a sua ideia central de falar dos problemas de uma adolescente, chamando atenção para o duplo significado da palavra fantasma na frase de apelo “trata de uma adolescente e seus fantasmas”.

Ela foi feita em parceria da Nickelodeon com a Band e lançada em toda América do Sul e outros países. Na Itália recebeu o nome de Julie e il segreto della musica.

julie-e-os-fantasmas-1

Julie e os Fantasmas foi indicada aos prêmios do Kids Choice Awards 2012 (brasileiro e argentino), ao Meus Prêmios Nick, onde recebeu 3 indicações, primeira série brasileira indicada ao Emmy Kids Awards como melhor série juvenil, e vencedora em 2011 do troféu APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) como melhor programa infantil.

Infelizmente, embora bem produzida e com bastante atrativo, a série não ganhou atenção devida e com isso, apesar dos apelos insistentes dos fãs, não teve uma segunda temporada…

Anúncios

4 comentários em “Where do we go now? “Julie e os Fantasmas” – parte 1

  1. Parabéns pelo texto! É exatamente assim que me sinto em relação à série. Produção primorosa mesmo e merece ser assistida muitas vezes. Você disse PARTE 1 por que vai fazer outra resenha?:)
    Gostaria de convida-la a conhecer meu tumblr sobre Julie e os Fantasmas
    julieeosfantasmas4ever.tumblr.com
    Gostaria de postar com links e créditos essa sua publicação. Posso fazer isso?
    Um abraço

  2. A release está bem sucinta e eu gostei bastante.
    Justamente pq dsd o início essa foi a característica q + me chamou atenção na obra; a simplicidade que transborda para interpretações alternativas para cada pessoa q assist em relação ao universo ficcional.
    J&F mudou minha vida, marcou minha história e já+ deixarei de amá-la

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s