História da computação gráfica no cinema: As Aventuras de André e Wally B.

O curta de animação As Aventuras de André e Wally B. (The Adventures of André and Wally B.) foi produzido em 1984, pela então divisão de computação gráfica da Industrial Light & Magic (ILM), chamada de Computer R & D. Criada em 1979 por George Lucas, a Computer R & D contava em sua equipe com os pesquisadores Ed Catmull, Loren Carpenter e também com o animador John Lasseter, que mais tarde dirigiria os filmes de animação Toy Story (1995) e Vida de Inseto (1998), dentre outros.

Para este filme foi utilizada uma variante do sistema de partículas de Reeves, método de representação de objetos particulados dinâmicos que havia sido utilizado anteriormente em Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan (Star Trek: The Wrath of Khan – 1982). O pesquisador Alvy Ray Smith, que também era o diretor do curta de animação, em suas pesquisas, se dedicava à simulação de formas vegetais, método por ele chamado de graftal.

De acordo com o professor Arlindo Machado em seu livro Máquina e imaginário: o desafio das poéticas tecnológicas:

“A novidade com relação ao processo de Reeves é que ele permite restituir o aspecto “caótico” da natureza, introduzindo no mundo organizado e asséptico das paisagens geométricas um pouco daquela desarmonia e gratuidade que parecem reger as figuras enunciadas na tela do pintor ou na câmera do fotógrafo. O computador, muito embora ainda regido pela lógica dos números, pode, então, codificar as irregularidades das formas e o trabalho modelador do acaso.” 

Referência Bibliográfica:

Machado, Arlindo. Máquina e imaginário: o desafio das poéticas tecnológicas. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s