Os efeitos invisíveis criados em computação gráfica no filme Forrest Gump

Forrest Gump – O Contador de Histórias (Forrest Gump – 1994), dirigido por Robert Zemeckis é uma das mais belas e sensíveis histórias que o cinema já contou. Vencedor de seis Oscars, inclusive Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator para Tom Hanks e Melhores Efeitos Visuais.

Em relação aos efeitos visuais, o filme se destaca principalmente por conta das cenas em que o personagem principal Forrest interage com personalidades históricas como o Presidente John Kennedy, Richard Nixon e John Lennon e também por causa das cenas em que o personagem Dan Taylor interpretado por Gary Sinise aparece com as pernas amputadas. Todos estes efeitos foram realizados em computação gráfica pela equipe da Industrial Light and Magic (ILM), sob a supervisão de Ken Ralston.

Destacam-se também no filme os chamados efeitos invisíveis criados igualmente com a ajuda da tecnologia informática. Em muitas sequencias, temos este tipo de efeito, como aquela em que Forrest participa de um jogo de futebol americano. Neste caso, a computação gráfica multiplicou os torcedores que de duzentos figurantes passaram a milhares de pessoas. A multiplicação de pessoas foi realizada também na cena em que Forrest aparece falando diante de uma multidão em frente ao Lincoln Memorial em Washington D.C.

Em uma das mais belas cenas do filme, aquela em que uma pluma voa suavemente e pousa aos pés de Forrest, temos também um caso de efeito invisível realizado em computação gráfica. Assistam abaixo o video que mostra a realização dos efeitos visuais desta sequencia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s