O Segredo do Abismo, vencedor do Oscar de Efeitos Especiais de 1990

O Segredo do Abismo (The Abyss), filme de James Cameron de 1989, ganhador do Oscar na categoria Efeitos Especiais, conta a história de uma equipe de mergulhadores civis que estão em uma missão para resgatar um submarino nuclear que afundou. Durante sua jornada, eles se deparam com criaturas alienígenas aquáticas.


A empresa de efeitos especiais Industrial Light and Magic (ILM) criou para este filme um personagem inteiramente digital, o pseudópode alienígena constituído de água, estabelecendo um importante avanço para a integração entre computação gráfica e filmagem, pois até então, ninguém havia incorporado um personagem feito no computador a um filme live-action daquela maneira.

A sequencia em que a criatura alienígena surge, mostra a mesma entrando dentro do submarino e no ápice da cena, o pseudópode imita as expressões de Ed Harris e Mary Elizabeth Mastrantonio que interpretam os personagens principais.

Para criar o pseudópode virtual, a equipe de efeitos visuais liderada por Dennis Muren, um dos maiores criadores de efeitos especiais da história do cinema, estudou o movimento das águas, os seus reflexos, ondulações, sua transparência e os recriou em computação gráfica.

A técnica morphing desenvolvida anteriormente para o filme Willow na Terra da Magia (Willow – 1988), também pela equipe de efeitos visuais da ILM, foi utilizada para conseguir a transição da imagem da criatura para as expressões faciais dos atores.

O pseudópode de água significou um importante avanço para o entrelaçamento entre computação gráfica e cinema. O personagem digital de O Segredo do Abismo representou a passagem para um novo limiar, gerando a confiança necessária para a indústria cinematográfica de que era possível utilizar a tecnologia informática como uma poderosa ferramenta na criação de efeitos visuais para o cinema.

 

Para saber mais sobre o filme:

O Segredo do Abismo no IMDB

O Segredo do Abismo na ILM


Fonte Bibliográfica:

VAZ, Mark Cotta; DUIGNAN, Patricia Rose. Industrial Light & Magic: into the digital realm. New York: Ballantine Books, 1996.

Anúncios

Um comentário em “O Segredo do Abismo, vencedor do Oscar de Efeitos Especiais de 1990

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s