Dicas de Filmes – Computação gráfica e cinema

Uma breve listagem com alguns dvds essenciais que não podem faltar na prateleira de quem quer compreender mais sobre o entrelaçamento entre computação gráfica e cinema.

1) Tron – o filme de 1982 é um dos maiores marcos da computação gráfica no cinema, pois foi o primeiro filme a utilizar em grande escala esta técnica.


2) O disco bônus da primeira trilogia de Star Wars – 
A criação da Industrial Light and Magic (ILM), empresa de George Lucas, foi decisiva para a evolução da computação gráfica no cinema. Muitos avanços que vemos hoje em dia na área de efeitos visuais nasceu nos computadores da ILM. Este dvd mostra a trajetória desta empresa, no especial A Força está com eles. O Legado de Star Wars.


3) O Enigma da Pirâmide –
neste filme é apresentado o primeiro personagem inteiramente digital para um filme live-action.


4) Willow – Na Terra da Magia –
 neste filme temos o primeiro efeito morphing da história do cinema.


5) O Segredo do Abismo –
o pseudópode de água do filme é o primeiro personagem digital que ao ser colocado na cena com os atores interage de forma convincente ao público.


6) O Exterminador do Futuro II –
o próximo passo do entrelaçamento entre computação gráfica e cinema foi dado neste filme, com a criação do personagem digital T-1000, mais uma evolução da técnica morphing.


7) Jurassic Park –
Os primeiros seres vivos realistas feitos em computação gráfica, no caso, os dinossauros, foram criados para esta grande produção.


8) Forrest Gump –
aqui temos a questão dos chamados efeitos invisíveis, ou seja, há vários efeitos realizados para o filme que não percebemos que foram feitos em computação gráfica. Bons exemplos são as cenas da pena voando, a cena em que Forrest Gump participa de um jogo de futebol americano e também a sequencia em que ele aparece falando diante de uma multidão em frente ao Lincoln Memorial em Washington D.C.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s