Dica de Leitura: Lendo as Imagens do Cinema

Estou lendo este ótimo livro da Editora Senac São Paulo, dos autores Laurent Jullier e Michel Marie. Lendo as Imagens do Cinema, nos apresenta ferramentas da análise fílmica, no nível do plano, no nível da sequência e no nível do filme. Como dito no livro: “(…) As figuras fílmicas serão então classificadas segundo sua “ordem de grandeza”, segundo sua intervenção no nível do plano (parte do filme situada entre dois pontos de corte), no nível da sequência (combinação de planos que compõem uma unidade) ou no nível do filme inteiro (combinação de sequências).” (p. 20 do livro).

O livro analisa sequências de filmes de diversos gêneros, como o cinema mudo, trazendo a análise de uma sequência de Viagem à Lua (1902) de Georges Méliès e de Outubro (1927) de Sergei Eisenstein e Grigori Aleksandrov. Já no capítulo, “O cinema da modernidade”, os autores analisam sequências de obras como O Sétimo Selo (1956) de Ingmar Bergman.

O Médico e o Mostro (1941) de Victor Fleming, À Beira do Abismo (1946) de Howard Hawks, Um Corpo que Cai (1958) de Alfred Hitchcock, Professor Aloprado (1963) de Jerry Lewis, Apocalypse Now (1979) de Francis Ford Coppola, O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001) de Peter Jackson e Cidade de Deus (2002) de Fernando Meireles, dentre outros títulos, tem sequências analisadas pelos autores.

Com a leitura do livro, me deu vontade de ver e rever muitos filmes. E o primeiro será Outubro, seguindo a sequência do livro. É interessante ver os filmes e depois revê-los acompanhando a sequência escolhida pelos autores para a análise.

Fica a dica aqui, então, deste ótimo livro!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s