O legado de Stars Wars – Aulas dos dias 23 e 30-03-10

Filas imensas, ingressos comprados com antecedência, propagandas e comentários na televisão e Internet, enfim, muito se falou e ainda está se falando sobre a recepção do filme Avatar, de James Cameron nos cinemas, que se tornou campeão de bilheteria, batendo vários recordes.

Minha opinião em relação a versão em 2d, que assisti primeiro, não mudou muito. Na versão em 3d, eu esperava um filme mais imersivo, em que eu pudesse sentir o voo junto com o personagem Jake ou me esgueirar dos objetos, como se eles estivessem vindo ao meu encontro. Mesmo assim foi maravilhoso ver detalhes da floresta de Pandora impossíveis de serem vistos em 2d. Pude perceber também com mais detalhes as expressões faciais dos personagens Na’vi. A técnica de captura de performance utilizada para criar os personagens foi realmente aprimorada para este filme. Parabéns para a equipe de efeitos visuais.

Penso que o mais importante de Avatar, não seja se o 3d foi suficientemente imersivo ou se o roteiro é bom ou não, mas pensarmos que se trata de uma história de aventura e ficção fantástica com a maioria das tomadas realizadas com a ajuda da computação gráfica. Sim, por este fator seu sucesso é um marco na história do cinema.

Mas, o sucesso de Avatar começou há muito tempo atrás “em uma galáxia muito, muito distante”. Pois Avatar é fruto do legado de outra bem sucedida experiência cinematográfica: “Star Wars”, sucesso arrasa-quarteirão de bilheteria em 1977, filme do então jovem cineasta George Lucas.

Os lucros arrecadados com a bilheteria e os produtos licenciados de “Star Wars”, possibilitaram a George Lucas investir na sua empresa de cinema, a Lucas Film e criar várias subsidiárias, dentre elas a SkyWalker Sound, a Lucas Arts e a Industrial Light and Magic (ILM).

O empreendedorismo de Lucas mudou a forma como os filmes são realizados. Suas empresas criaram inovações importantes para a indústria cinematográfica, como por exemplo, na área de edição de filmes, na animação e na área de efeitos especiais, dentre outras. Da Lucas Film surgiu, por exemplo, a Pixar, que depois tornou-se uma empresa independente na área de animação.

Com o sucesso da trilogia de Star Wars, George Lucas pode continuar investindo nas subsidiárias da Lucas Film. Dos computadores da Industrial Light and Magic surgiram efeitos visuais pioneiros que marcaram a história do cinema.

Podemos citar o primeiro efeito “morphing” do cinema (passagem de uma imagem a outra de uma maneira bastante fluida e natural) do filme Willow na Terra da Magia, de 1988.

O pseudópode de água do filme O Segredo do Abismo (1989), personagem feito em computação gráfica que tinha a característica de apresentar as feições dos atores que na cena “contracenassem” com a criatura de água.

Para O Exterminador do Futuro 2: o Julgamento Final (1991), a ILM criou as metamorfoses do personagem T-1000, primeiro personagem com destaque em um filme live action criado em computação gráfica.

Em 1993, Steven Spielberg lança o filme Jurassic Park. A ILM é responsável pela criação em computação gráfica dos dinossauros mais realistas feitos até então na história do cinema.

Para Forrest Gump (1994), a ILM criou as famosas seqüências em que o personagem de Tom Hanks contracena com personalidades famosas como o presidente JFK e as cenas em que o militar Dan Taylor, personagem de Gary Sinise, aparece com as pernas amputadas.

Quando a computação gráfica amadureceu, George Lucas pode terminar sua saga de Star Wars como sempre desejou e imaginou, relançando a primeira trilogia de Star Wars modificada pelo computador. Em 1999, Lucas continua a saga de Star Wars, lançando Episódio I: A Ameaça Fantasma.

A Industrial Light and Magic tornou-se referência quando se trata de efeitos visuais, oferecendo uma nova gama de ferramentas e possibilidades.

O caminho aberto por Star Wars permitiu a toda uma geração de cineastas como James Cameron e Peter Jackson, diretor da Trilogia O Senhor dos Anéis, tornar verossímeis universos imaginários com seus personagens, criaturas e paisagens em algo totalmente realista aos nossos olhos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s